Acessibilidade no trânsito

carro-para-cadeirante-siemens-12

Entrando no ritmo das paralimpíadas, hoje vamos falar um pouco sobre acessibilidade no trânsito, ela não se trata apenas de não estacionar o seu carro em uma vaga para deficientes, e sim de como a população trata este assunto, de extrema importância para a sociedade. Hoje estima-se que mais de 24,5 milhões de Brasileiros possuem alguma necessidade especial.

Em 2010 iniciaram-se os estudos sobre carros para Deficientes Visuais. O protótipo foi desenvolvido pela equipe da Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos (NFB, na sigla em inglês) e da Universidade Virginia Tech. Esse protótipo oferece recursos não visuais, como: luvas e camiseta vibratórias, sopros de ar comprimido no rosto do motorista e um volante com sinais de áudio.

Já nos tempos atuais, recentemente a cidade de Recife recebeu um serviço de mobilidade acessível com acompanhamento através de um aplicativo. Ele promete dar mais autonomia para idosos, cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiência. Lançado pela empresa Essence Cuidados, do Grupo Urja Social, o serviço realiza acompanhamento e transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

O objetivo é fazer com que essas pessoas não dependam de parentes e amigos para se locomover na cidade, como, por exemplo, para realizar tratamentos médicos, atividades de lazer ou outros compromissos sociais. E você pode ler mais aqui: http://migre.me/uO2NS

Buscando ‘carros acessíveis’ no Google, encontramos aproximadamente 621.000 resultados a respeito. Mas o ideal é que além de resultados na internet, a sociedade conscientize-se e pratique a empatia, o respeito, e todo o apoio às pessoas com necessidades especiais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s